qua, 30 de abril de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.04.25

Arte em família que leva cor aos céus

Artesã de Sant’Ana do Livramento confecciona aproximadamente 300 pandorgas por temporada
Foto : Rafaelli Almeida

 

Há quatro anos, a moradora de Sant’Ana do Livramento, Cleuza Benites Silva, dedica-se à produção artesanal de pandorgas, mantendo viva uma tradição que encanta gerações. Com o apoio do marido e da nora, Cleuza vem transformando a garagem de sua casa em um verdadeiro ateliê, onde mais de 300 pandorgas são confeccionadas, anualmente, especialmente para a Semana Santa.
Em entrevista ao jornal A Plateia, ela revelou o sentimento de satisfação em ver sua arte ganhar os céus da cidade. “É muito gratificante levar alegria para as famílias e poder colorir o céu de Livramento com algo feito com tanto carinho”, destacou.
A produção envolve toda a família. Seu marido é o responsável pela montagem da estrutura das pandorgas, enquanto ela e a nora cuidam da parte criativa e da decoração. Cada peça é feita de forma única, com atenção aos detalhes e toques de originalidade.
As pandorgas são expostas e comercializadas na própria garagem da residência da artesã, na Av. Dom Pedro II, nº 1654, que se tornou ponto de referência para quem busca uma lembrança carregada de tradição e afeto.
Cleuza Silva representa o espírito comunitário e a valorização da cultura local, unindo gerações por meio de uma arte simples, mas cheia de significado.

TCE-RS promove 2ª etapa de programa de melhoria dos índices da educação

  Na manhã desta terça-feira (29), o Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS) promoveu o evento de lançamento da segunda etapa do Educa Mais RS, no auditório Francisco Juruena. O projeto, em parceria com a USP, visa impulsionar os indicadores de ensino nas escolas dos 21 municípios participantes, oferecendo mentorias com a participação de renomados especialistas em